As Restrições no Abastecimento de água estendem-se à quadra festiva
Restrições no
fornecimento de água estendem-se à quadra festiva
As restrições no
fornecimento de água vai continuar na região do grande Maputo. As altas
temperaturas que se registam nos últimos dias afectaram as reservas de água na
região.
O problema de
restrições vem se alastrando desde 2017 e a expectativa era que o mesmo ficasse
resolvido este ano, mas de lá até cá nada mudou! Aliás, algo mudou sim! As
modalidades das restrições, ou seja, ao invés de se alternar os dias em que a
água devia sair nas e região de Maputo, esta passou a sair todos, mas em horas
definidas.
Já a cinco dias
do natal, a empresa Águas da Região de Maputo, convocou a imprensa para
anunciar que as medidas restritivas no fornecimento deste líquido precioso vão
continuar durante a quadra festiva. Ou seja, só haverá água no período
compreendido entre 03 e 09 horas da manhã.
“Mas não são
todas as zonas que vão receber neste período, mas o sistema arranca neste
período. O que acontece é que algumas casas estão próximas da rede principal
enquanto as outras estão um pouco afastadas. No entanto 09H00 para a
distribuição porque a fonte já não tem água e temos que começar a garantir
reservas para o dia seguinte”, revelou Gildo Timóteo, Administrador Águas da
Região de Maputo.
Contribuem para
estas limitações, as altas temperaturas que se registaram nos últimos na cidade
de Maputo e província de Maputo e a seca que assola a região austral de
África, mas não só.
“Outro fenómeno
que temos estado a registar é que alguns malfeitores vão à rede cavam e cortam
o tubo geral para tirar a água nesse ponto e, fazendo isso, a água já não passa
para os clientes que estão depois deste ponto que houve vandalização. Então isto
também é um desafio que vem agravar a situação da seca de que estamos a falar”,
referiu Gildo Timóteo.
Devido às
restrições, alguns clientes da empresa apostam em construir mais reservatórios
de água, o que torna o líquido ainda mais escasso. Por isso, a empresa Águas da
Região de Maputo apela para o uso racional da água.
Restrições no
fornecimento de água vs cobranças
Uma das questões
que não ficou de lado é a reclamação dos clientes que dá conta de que pagam,
mensalmente, valores que, por vezes são elevados sem, no entanto ter acesso à
água.
O Administrador
da empresa não nega nem confirma essas situações e esclarece que, uma vez
celebrado o contrato com o cliente, o sistema está preparado para emitir
facturas facto que só acontece mediante o consumo deste líquido precioso.
“Quero dizer
que, se não sai água e o analista passa por uma determinada casa, faz a leitura
do contador e introduz no sistema, ele vai emitir uma factura com o consumo e
este tem que ser pago. Porém, o que pode acontecer é que o cliente pode ter
tido água duas ou três vezes num mês e ele diz que não recebeu água porque ele
está a olhar a média de 30 dias e vê que recebeu poucos dias então chega à
conclusão de que não recebeu água”, explicou.
O nosso
interlocutor esclarece que se não houve consumo, o cliente não terá de pagar
pela água. Aliás, nestas circunstâncias, o que ele paga são as taxas de serviço
que existem e são do seu conhecimento. Até porque, “na altura da celebração do
contrato, ele aceitou que pagaria estas taxas independentemente de ter ou não
usado a água. Nós já recebemos alguns que já recebemos alguns problemas
confirmados em uma das regiões e cancelámos os contratos para evitar que sejam
emitidas as facturas”.
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